Redução é solução?

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Redução é solução?

Mensagem por larisse.h.m em 20/3/2016, 18:03

Infelizmente, cada  vez mais noticiamos jovens entrar para a criminalidade, diante desse quadro,procura-se medidas paliativas para amenizar essa situação. A mais recente foi a redução da maioridade penal de 18 para 16 anos, e o questionamento que prevalece é: A redução  é uma solução?
              Nos últimos anos, vem aumentando os  índices de crimes cometidos por adolescentes, segundo  o levantamento feito  pelo jornal "O Globo" de 2011  a 2012 houve uma elevação de 14,3% e entre os crimes mais  praticados estavam o furto, o roubo e o tráfico de drogas.
              Entretanto, segundo o CNJ-Conselho  Nacional de Justiça- a taxa de reincidência é de até 70% entre os presidiários, ou seja, sete a cada dez presidiários retornam para a cadeia.Com isso percebe-se que há grandes chances de um "menor" ser preso novamente.
               E além disso, segundo  o jornal  ''O Globo" o governo federal gasta o triplo com as despesas de um preso do que com um estudante universitário, causando assim o baixo investimento na educação e um alto investimento em um  sistema penitenciário ineficaz.
               Portanto, percebe-se, que  a redução da maioridade penal pode não ser a melhor  solução para a diminuição da criminalidade juvenil.Mas, se o governo desse uma assistência às pereferias dos grandes centros urbanos com programas  que  incentivem estágios de meio período a partir dos cartoze anos, e investissem cada vez mais em educação, poderia haver uma amenização dos crimes cometidos por ''menores'', afinal como Pitágoras disse: "Eduquem as crianças e não será necessário castigar os homens''.

larisse.h.m

Mensagens : 1
Data de inscrição : 05/12/2015

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum