[PAS] Tema: Na sociedade brasileira, os mais velhos têm sido considerados pessoas sábias?

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

[PAS] Tema: Na sociedade brasileira, os mais velhos têm sido considerados pessoas sábias?

Mensagem por Felipe Vanderley Nogueira em 8/3/2016, 15:45

Terceira idade: A liquidez das relações

Os Gregos antigos eram grandes amantes das artes e da beleza, e acreditavam que deviam cultivar virtudes em função de tal paixão. Tais povos, portanto, consideravam pessoas mais velhas como sendo incapazes de evidenciar tais características devido à idade avançada. Nos dias atuais sobretudo no Brasil, constata-se que a população tem desvalorizado tais pessoas sábias e muitas vezes associado a velhice a um fardo.

Nota-se isso facilmente no próprio cotidiano das pessoas. Vê-se que antigos valores foram esquecidos e que as clínicas e asilos tem aumentado seus clientes gradativamente, provando que a própria família não encara a terceira idade positivamente. Além disso nota-se também um grande paradoxo: o ser humano, que se diz civilizado, tem de adotar leis para poder garantir a integridade física dos mais velhos. Porém muitas vezes tais leis, como o crime do abandono e a preferência nas filas, são desrespeitadas.

Segundo grandes sociólogos, como o polonês Zygmunt Bauman, as relações entre as pessoas têm sido cada vez mais marcadas pela efemeridade e fragilidade nos laços afetivos. São embasadas apenas nos interesses materiais ou no envolvimento com o status, onde o investimento afetivo inexiste. Tal “modernidade líquida”, expressão usada pelo sociólogo, pode ser crucial também no relacionamento familiar, e pode ser uma das causas da desvalorização da amizade e da sabedoria dos mais velhos, consideradas por muitos como sendo algo ultrapassado.

Ademais, os idosos são descartados e encarados como “coitados” por não se adequarem aos avanços tecnológicos. Muitos os encaram como crianças: não sabem, não entendem e muitas vezes não sentem nada. Porém é justamente aí que se enganam, pois o conhecimento acumulado por essas pessoas não é obtido na escola, nos aparelhos eletrônicos, nem nas redes sociais, pois é um conhecimento adquirido apenas com o tempo de vida.

Em virtude dos fatos apresentados, faz-se necessário que a valorização da terceira idade seja estimulada, o que pode ser feita sobretudo no âmbito familiar. Os pais podem ajudar por incitarem seus filhos a desenvolver afeição e respeito pelos mais idosos, como também por terem consciência de que um dia será a vez deles fazerem parte da terceira idade. Com isso, será desfeita a “liquidez” das relações familiares, e os idosos terão o lugar que merecem na sociedade, como detentores da sabedoria.
Felipe Vanderley Nogueira
avatar
Felipe Vanderley Nogueira

Mensagens : 10
Data de inscrição : 05/01/2016
Idade : 18
Localização : Gurupi - To

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum