O legado da escravidão e o preconceito contra negros no Brasil

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

O legado da escravidão e o preconceito contra negros no Brasil

Mensagem por Felipe Vanderley Nogueira em 24/1/2016, 21:17

Estigmas: a causa de nosso regresso

Durante o período imperial, na Europa havia a difusão de ideais como por exemplo o darwinismo social. Tal ideologia defendia que os negros eram inferiores aos brancos e o motivo do atraso de muitos países. No Brasil, sob pressão da Inglaterra, o berço de tal ideologia, houve a proibição do tráfico internacional de escravos, seguido da proibição total da escravidão. Tais fatos representaram uma vitória para os negros, porém um grande desafio ainda viria: sua inserção na sociedade.

Até hoje os negros buscam tal aceitação. Vê-se que isso ainda não foi efetivado pelo constante desprezo e pela má opinião que muitos têm a respeito deles. E o pior: tal desrespeito tem sido difundido até mesmo pela própria mídia, e tem-se como exemplo o caso da hashtag #Somostodosmacacos, mostrando que tais campanhas publicitárias tornam-se mais um meio pelo qual a segregação racial é difundida.

O que parece é que a sociedade brasileira não sabe a história de seu próprio país, pois a população Afrodescendente teve um papel importante na construção social e política do Brasil. Prova disso é que o crescimento econômico atingido pelo país desde o período colonial até o período final do Império efetivou-se em grande parte devido ao trabalho realizado pelos negros na produção de cana de açúcar e café, apesar de serem sempre encarados como inferiores.

Mesmo estando enraizado na cultura do país, o governo tem tentado buscar minimizar o impacto de tais preconceitos por meio da adoção de cotas para negros que buscam ingressar a faculdade e outros processos seletivos. Apesar de ser mal entendida por muitos e no final das contas contribuir substancialmente para as agressões verbais, tais medidas cumpriram de certo modo seu objetivo e tem dado oportunidades para que estes deixem de sofrer hostilidades devido à sua cor.

Visto que tal problema tem origens históricas, faz-se necessário que haja uma intervenção por parte, sobretudo, do governo e da mídia. O governo poderia apoiar por alterar o currículo das escolas por inserir aulas, palestras e até materiais que evidenciassem a importância dos negros na sociedade. Já a mídia por evitar criar uma imagem negativa de tais pessoas, como vem acontecendo indiretamente nos dias atuais por meio de novelas e propagandas. Com o apoio de todos poderemos eliminar tais estigmas de nosso país.
Felipe Vanderley Nogueira

Felipe Vanderley Nogueira

Mensagens : 10
Data de inscrição : 05/01/2016
Idade : 18
Localização : Gurupi - To

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: O legado da escravidão e o preconceito contra negros no Brasil

Mensagem por Pedro Henrique Antunes em 29/1/2016, 10:23

Adorei sua redação. Citar o darwinismo social foi fabuloso, ficou muito boa mesmo. Parabéns...

Pedro Henrique Antunes

Mensagens : 6
Data de inscrição : 08/01/2016

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum