Racismo : um atraso cultural

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Racismo : um atraso cultural

Mensagem por Daiane Luiza Gontijo em 19/1/2016, 12:36

O principal motivo para os negros terem sidos escravizados no Brasil colônia foi que eram indivíduos que não tinham alma.Assim, diferente dos indígenas não poderiam ser catequizados. Com o passar do tempo , constatou-se que este argumento não tinha base científica e era somente uma crença. Desta forma, apoiar-se em ideias  como ditas anteriormente é torna-se hipócrita e indolente em relação aos Direitos Humanos.
         
          A falsa concepção de que os brancos são superiores ainda está presente na sociedade brasileira. O que comprova que a mesma está atrasada ideologicamente. No entanto, a contradição maior é  que o Brasil é fruto da miscigenação e até mesmo caucasianos não podem negar suas origens históricas. A uma certa relação com o ocorrido ,no século XX, quando Hitler ao considerar a raça ariana superior as outras proferiu de violência e injúrias. Como a própria história pode comprovar não existe raça ou povo superior a outro como o relativismo cultural tenta explicar.

          O racismo já tornou-se um conceito arcaico e cultural da brasilidade. Parece tão comum que as vítimas não se acham no direito de denunciar. Na maioria das vezes, quem pratica discriminação social não escolhe clases sociais. Exemplo disso, são os casos que a mídia divulga envolvendo até pessoas famosas que são vítimas desse abuso imoral. O racismo também é praticado na rede virtual mas não é divulgado que é crime da mesma forma que agressões presenciais.

         Em vista o exposto, faz-se necessária a colaboração das esferas sociais para que a injúria racial seja exterminada. Assim, a escola e os pais devem assumir o ônus de formar crianças e jovens conscientes da igualdade perante à lei . A mídia  como mecanismo formador de opiniões deveria divulgar incentivos para que as vítimas denunciem . Mediante a isso, será possível uma vida em sociedade mais harmoniosa e igualitária.

Daiane Luiza Gontijo

Mensagens : 1
Data de inscrição : 18/01/2016

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum