Como fazer uma redação?

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Como fazer uma redação?

Mensagem por Érick Ramos em 7/12/2015, 11:18

Uma das coisas mais importantes para dominar o que é almejado, acho que é entender como funciona. Por isso, creio que para conseguir escrever na redação do Enem temos que saber o que é esperado de nós. Assim, quando finalizarmos uma redação veremos se está adequado nosso texto, trazendo a confiança de que o trabalho está inteiramente dirigido às competências que serão analisadas.
Vou começar essa monitoria demonstrando a vocês justamente o que é esperado de nós nessa redação.
Primeiramente com o estudo das competências do Enem:

Competência 1: Demonstrar domínio da modalidade escrita formal da Língua Portuguesa.
Está relacionada com a escrita adequada para uma redação. Na verdade, vai muito do treino de escrever, leitura (enriquecendo o vocabulário).
OBS: ESCREVER NA REDAÇÃO DO ENEM NÃO É ESCREVER UM TEXTO DE “TERNO E GRAVATA”, LOGICAMENTE VOCÊ TEM QUE MOSTRAR DOMÍNIO E MOSTRAR ESSE ENRIQUECIMENTO NO VOCÁBULO, MAS TEM QUE SER UM TEXTO FÁCIL DE LER ONDE QUALQUER PESSOA CONSIGA ENTENDER. ESCREVER DE FORMA CULTA NÃO QUER DIZER SER UM TEXTO FÁCIL DE LER.

POR ISSO TREINE A ESCRITA!
Competência 2: Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo em prosa.
Necessário saber sobre a estrutura do texto dissertativo-argumentativo:

INTRODUÇÃO (apresentação do tema, colocando-o em um contexto. Você pode colocar sua tese na introdução ou no segundo parágrafo, somente para que o corretor não fique perdido).
A tese é a problematização: sempre há de se elaborar um problema relacionado ao tema para que seja resolvido com uma solução de proposta de intervenção. É a ideia que você vai defender no seu texto. Ela deve estar relacionada ao tema e apoiada em argumentos ao longo da redação.

ARGUMENTOS (embasamento da problematização, mostrando dados estatísticos, usando seus conhecimentos, citações de pessoas com autoridade. É a justificativa para convencer o leitor a concordar com a tese defendida. Cada argumento deve responder à pergunta “Por quê?” em relação à tese defendida).

ESTRATÉGIAS ARGUMENTATIVAS – São recursos utilizados para desenvolver os argumentos, de modo a convencer o leitor, como: exemplos; dados estatísticos; pesquisas; fatos comprováveis; citações ou depoimentos de pessoas especializadas no assunto; ƒalusões históricas; e comparações entre fatos, situações, épocas ou lugares distintos.

PROPOSTA DE INTERVENÇÃO (falaremos na competência 5).

Compreender a proposta de redação é se adequar ao comando do tema. Para isso, antes de tudo, quando depararem com algum tema vejam logo o comando. Antes de irem aos textos motivadores, primeiro decifrem as palavras do comando para que não haja fuga do tema e consequentemente escreverem o que não foi pedido. Se preciso comecem dando significado às palavras, assim as ideias vão surgindo. Vou dar um exemplo:

“A MÍDIA COMO ESPAÇO DE DEBATES” - TEMA
A mídia tem uma função de autoridade, por ser responsável por passar o conhecimento, a informação.
Mas ela tem sido um espaço de debates? Normalmente não, ela vem resignando suas funções ao mesmo tempo que informa, deformando a opinião critica dos indivíduos e conformando-os em um padrão acrítico.

Viram? Sem ler os textos de apoio eu já meio que desenvolvi uma parte do meu texto, e ainda com uma tese “não tem exercido espaço de debates hodiernamente”.

OBS: isso também é pratica.
QUANDO ACABAREM DE DESENVOLVER ATRÁS DO TEMA - CHAVE, VOCÊS IRÃO AOS TEXTOS MOTIVADORES PARA CASO COMPLEMENTAR AS IDEIAS PROPOSTAS POR VOCÊS.
ESTA COMPETÊNCIA NÃO SÓ AVALIA SOBRE ENTENDIMENTO DO TEXTO, MAS TAMBÉM SOBRE A INTERTEXTUALIDADE, QUE É JUSTAMENTE VOCÊS DEMONSTRAREM QUE TÊM CONHECIMENTO DE VÁRIAS ÁREAS COMO GEOGRAFIA, FILOSOFIA, LITERATURA, HISTÓRIA, BIOLOGIA. ISSO SERVIRÁ PARA DAR EMBASAMENTO E VERACIDADE DOS FATOS QUE SERÃO APRESENTADOS. POR ISSO, FAZER REDAÇÃO NÃO É SÓ COLOCAR SUA OPINIÃO IMPLÍCITA, MAS DEMONSTRAR QUE VOCÊS TÊM CONHECIMENTO DE MUNDO. É ISTO QUE ESPERAM DE NÓS NUMA FACULDADE, SABER INTERPRETAR ASSUNTOS LIGANDO EM ESTUDOS.

Competência 3: Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Esta competência diz respeito ao ponto de vista de cada um, para isso vocês na hora de escreverem uma redação são sejam somente expositivos, argumentem-se, sejam críticos em relação ao tema para desenvolver boas ideias.
OBS: SEJAM CRÍTICOS A PONTO DE NÃO SE DESVIAREM DO TEMA, PODEM FAZER CITAÇÕES DE OUTROS TEMAS QUE RELACIONAM COM O PROPOSTO MAS NUNCA, JAMAIS, DESVIEM DO TEMA, A CITAÇÃO SÓ SERVE PARA DEMONSTRAR QUE ESTÃO CIENTES DE QUE ESTÃO RELACIONANDO OS FATOS.
FEITO ISSO, PRONTO! VOLTE AO TEMA.

Competência 4: Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Relaciona-se com a “coesão”: demonstrar que seu texto tem ligação entre os parágrafos e as ideias, sem recorte das partes. Por isso use mecanismos como conjunções. Explore esse lado das conjunções, faz toda a diferença na hora da correção. Os corretores adoram que o uso de diferentes conjunções.
Há de ter a estruturação dos parágrafos, dos períodos. Também é necessário que não haja repetição de palavras ao longo do texto, procure variar as palavras com sinônimos, pronomes pessoais, demonstrativos, possessivos, advérbios, artigos. A repetição de palavras tira pontos da redação.

OBS: EVITE FRASES MUITO LONGAS, DÁ A IDEIA DE QUE NÃO HOUVE UMA PONTUAÇÃO CORRETA.

Competência 5: Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Esta refere-se à solução da problematização defendida ao longo do texto, e deve estar ligada ao que foi referido no texto. Não crie uma solução que não esteja de acordo com seu texto, por exemplo:
-Tema é sobre o lixo, falo que o problema está relacionado a mentalidade das pessoas mas a solução é parar de consumir em grande escala...
(NÃO reparem um exemplo muito frouxo): está competência receberia nota zero.

Mais importante, seja uma solução detalhada (respondendo a expressão “como” - como será possível resolver) e dirigida a algum órgão ou instituição como: à sociedade, ao Estado, ONG's, empresas, família ou escola.

Espero ter ajudado vocês, lembrem-se sempre dessas dicas, serão notas 10.
Qualquer dúvida só comentar abaixo.


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