Por que o Brasil não consegue vencer o Aedes aegypti?

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Por que o Brasil não consegue vencer o Aedes aegypti?

Mensagem por Felipe Vanderley Nogueira em 12/1/2016, 17:23

Aedes Aegypti - Uma pequena praga porém um grande problema

O Brasil durante toda sua história, e por ser um país tropical, tem sido afligido pelas mais diversas doenças. Atualmente o país tem sido assolado caoticamente pelo mosquito aedes aegypti, causador de doenças como a dengue, a chikungunya e a febre do Zica. Tal fato tem sido resultado de uma má administração por parte dos políticos, da debilitada fiscalização, e do processo de desenvolvimento econômico adotado pelo nosso país.

O Brasil é indicado por muitos como sinônimo de má administração. Casos de corrupção como os que envolve a Petrobrás são comumente citados nos jornais. É por causa da falta de consideração pelo dinheiro público e principalmente pela má gestão que o país não progride tanto quanto outros ao redor do mundo. Com gestores mais qualificados haveria uma melhor administração do patrimônio público e uma melhor aplicação de tais capitais em diversas áreas, inclusive na saúde.

Outro fator de peso na luta contra o mosquito tem sido a precariedade da fiscalização. Casos de rios que são poluídos, como o próprio Tietê, de empresas que depositam seus rejeitos de modo ilegal e até mesmo das pessoas que jogam seus lixos nas ruas são cada vez mais frequentes. A falta de uma fiscalização mais rigorosa faz com que a sociedade aja assim e contribua para a proliferação dessas patologias. Países mais desenvolvidos como o Japão demonstram que com maior rigor na legislação e na fiscalização é possível manter a ordem e a limpeza das cidades.

O modo como a Unidade Federativa tem se desenvolvido também tem colaborado com isso. Com o êxodo rural, durante sobretudo os períodos que antecedem a República Velha o país viu o quanto as cidades podem ser a "morada" das doenças. O surgimento dos cortiços se deu com a grande quantidade de pessoas que saiam do campo para a cidade em busca de melhores condições de vida. E associado à má informação provida às pessoas, como no episódio da Revolta da Vacina, isso pode ser catastrófico e pode auxiliar na proliferação das doenças. Tal fato da história mostra o quanto as cidades e a falta de informação podem causar um grande impacto na saúde da população.

Visto que tais patologias podem ser catastróficas para a saúde humana faz-se necessário que haja uma intervenção por parte tanto da população quanto dos governos. A população pode contribuir por se informar melhor, se esforçar em evitar manter água parada e por terem consciência que estão fazendo isso para seu próprio benefício. Já o governo poderá ajudar por punir mais severamente atos como esse e por tornar mais rigorosa a fiscalização. Com o apoio de todos poderemos erradicar esse mal que aflige nosso país.
Felipe Vanderley Nogueira
avatar
Felipe Vanderley Nogueira

Mensagens : 10
Data de inscrição : 05/01/2016
Idade : 19
Localização : Gurupi - To

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Por que o Brasil não consegue vencer o Aedes aegypti?

Mensagem por Izabela em 18/1/2016, 21:39

Gostei muito da sua redação.. Achei que você usou bem as palavras, só acho que você pecou um pouco em falar muitas coisas ruins do país, acho que você perderia pontos por isso. Mas, você tá muito bem!  Smile

Izabela

Mensagens : 5
Data de inscrição : 19/12/2015
Idade : 20
Localização : Vila Velha

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum